COMPARTILHA UFPR: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS E PRÃTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO
HISTÓRICO
O compartilhamento de práticas e experiências, assim como a divulgação de estudos e pesquisas sobre o ensino no contexto universitário, é fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho docente e para a qualidade da formação proporcionada aos estudantes da UFPR. Na década de 1990, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAP), em conjunto com as coordenações de curso, publicou a coleção Graduação em Debate, que tinha por objetivo fortalecer os processos educacionais, com ênfase para a ação das coordenações de curso. Em 2002, uma nova iniciativa editorial intitulada Cadernos do Professor tinha por objetivo divulgar as ações da PROGRAP, com destaque para a formação de professores. A série publicou, até 2019, seis volumes, e se mostrou como um importante espaço para a divulgação de produções acadêmicas sobre a educação a distância, a organização das licenciaturas e a formação inicial e continuada de professores.
Em 2020, tendo em vista a necessidade de reorganizar suas práticas e de buscar novas formas de estabelecer relações, a PROGRAP lançou um novo projeto que inovou ao visar à participação de toda a comunidade acadêmica e ao propor uma publicação em múltiplos formatos, dando maior visibilidade aos processos de ensino por meio de relatos de experiências, artigos, entrevistas, fotos, vÃdeos de curta duração e memórias (autoetnografias, diários, vivências e narrativas).
PRIMEIROS EDITAIS
O primeiro edital teve como tema o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia e visava chamar a comunidade acadêmica da UFPR a dar publicidade a pesquisas, relatos de experiências e outras formas de expressão que retratassem os trabalhos e as vivências realizadas durante o perÃodo em que a Covid-19 impôs uma mudança radical no âmbito do ensino técnico e de graduação. Já o segundo edital teve como foco os processos formativos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Programa de Residência Pedagógica – PRP e Programa Licenciar na UFPR.
EDITAL 2023-2024
A UFPR passou, em 2024, pelo seu recredenciamento como Instituição de Ensino Superior junto ao Ministério da Educação (MEC), para continuar oferecendo ensino superior nas modalidades presencial e a distância. Nesse contexto, foi fundamental que, em uma universidade diversa e de grande porte como a nossa, fosse possÃvel catalogar e divulgar as ações realizadas, especialmente aquelas que se destacaram como inovadoras ou exitosas no ensino de graduação presencial e a distância.
O Edital vigente, publicado em dezembro de 2023, teve como objetivo convocar a comunidade acadêmica da UFPR a dar visibilidade a pesquisas, relatos de experiências e outras formas de expressão que retratassem as práticas realizadas no âmbito do ensino de graduação e educação profissional, evidenciando as experiências inovadoras e as práticas exitosas.
Experiências inovadoras foram entendidas como práticas que possibilitaram a criação ou o desenvolvimento de novos produtos ou ideias, proporcionando melhorias no processo de ensino-aprendizagem, com ganhos e adaptações inéditas a situações que surgiram. Essas soluções foram adequadas às necessidades da comunidade acadêmica e ao contexto do corpo discente, alinhando-se ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC), sendo, ao mesmo tempo, raras na região, no contexto educacional ou dentro do próprio curso. Para a implementação, foram utilizados recursos inovadores, criativos e pertinentes ao que se desejava alcançar.
Práticas exitosas referiram-se a ações que demonstraram sucesso ao serem comparadas com práticas anteriores na UFPR, no curso de graduação ou pelo docente. Essas práticas representaram uma mudança de abordagem, paradigmas ou ações ao longo do tempo, em que o modo de fazer no presente resultou em melhores resultados do que o adotado no passado.
Tanto as experiências inovadoras quanto as práticas exitosas, conforme definidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais AnÃsio Teixeira (INEP) no âmbito da avaliação de cursos e instituições de ensino superior, são valorizadas nos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos. Dessa forma, essas iniciativas também foram reconhecidas no processo de recredenciamento da UFPR.