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SOBRE

COMPARTILHA UFPR: EXPERIÊNCIAS INOVADORAS E PRÃTICAS EXITOSAS NO ENSINO DE GRADUAÇÃO

HISTÓRICO

O compartilhamento de práticas e experiências, assim como a divulgação de estudos e pesquisas sobre o ensino no contexto universitário, é fundamental para o aperfeiçoamento do trabalho docente e para a qualidade da formação proporcionada aos estudantes da UFPR. Na década de 1990, a Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), em conjunto com as coordenações de curso, publicou a coleção Graduação em Debate, que tinha por objetivo fortalecer os processos educacionais, com ênfase para a ação das coordenações de curso. Em 2002, uma nova iniciativa editorial intitulada Cadernos do Professor tinha por objetivo divulgar as ações da PROGRAD, com destaque para a formação de professores. A série publicou, até 2019, seis volumes, e se mostrou como um importante espaço para a divulgação de produções acadêmicas sobre a educação a distância, a organização das licenciaturas e a formação inicial e continuada de professores.

Em 2020, tendo em vista a necessidade de reorganizar suas práticas e de buscar novas formas de estabelecer relações, a PROGRAD lançou um novo projeto que inovou ao visar à participação de toda a comunidade acadêmica e ao propor uma publicação em múltiplos formatos, dando maior visibilidade aos processos de ensino por meio de relatos de experiências, artigos, entrevistas, fotos, vídeos de curta duração e memórias (autoetnografias, diários, vivências e narrativas).

PRIMEIROS EDITAIS

O primeiro edital teve como tema o ensino e a aprendizagem no contexto da pandemia e visava chamar a comunidade acadêmica da UFPR a dar publicidade a pesquisas, relatos de experiências e outras formas de expressão que retratassem os trabalhos e as vivências realizadas durante o período em que a Covid-19 impôs uma mudança radical no âmbito do ensino técnico e de graduação. Já o segundo edital teve como foco os processos formativos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, Programa de Residência Pedagógica – PRP e Programa Licenciar na UFPR.


EDITAL 2023-2024

A UFPR passará em 2024 pelo seu recredenciamento como Instituição de Ensino Superior junto ao Ministério da Educação (MEC) para continuar ofertando ensino superior nas modalidades presencial e a distância. Por isso, é fundamental e oportuno que possamos, em uma universidade diversa e gigantesca como a nossa, catalogar e divulgar aquilo que fazemos de melhor e, entre estas ações, aquelas que possam ser definidas como inovadoras ou exitosas no ensino de graduação presencial e a distância.

O Edital em vigor, publicado em dezembro de 2023, tem como objetivo chamar a comunidade acadêmica da UFPR a dar publicidade a pesquisas, relatos de experiências e outras formas de expressão que retratem os trabalhos e vivências realizadas no âmbito do ensino de graduação e educação profissional e evidenciem as experiências inovadoras e as práticas exitosas no ensino de graduação.

O conceito de experiências inovadoras relaciona-se à adoção de práticas e procedimentos que oportunizem a criação ou desenvolvimento de novos produtos ou ideias e permitam a melhoria nos processos, em especial de ensino e aprendizagem, apontando para ganhos e adaptação inédita a situações que se apresentem. Trata-se de soluções encontradas de acordo com as necessidades da comunidade e do corpo discente, adequadas ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e ao Projeto Pedagógico do Curso (PPC), mas que sejam raras na região, no contexto educacional ou no âmbito do curso. Para a implementação podem ser relacionados recursos de ponta, criativos, adequados ou pertinentes ao que se deseja alcançar.

Entende-se por práticas exitosas as ações implementadas na UFPR que se relacionam à capacidade em realizar práticas que apresentem êxito quando comparadas a práticas anteriores da UFPR, do curso de graduação ou do próprio docente. Trata-se, portanto, de uma mudança de práticas, paradigmas ou ações no tempo. Onde o modo de fazer no tempo presente produz melhores resultados do que o modo de fazer no tempo passado.

Experiências inovadoras e práticas exitosas, como definidas acima, são conceitos utilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no âmbito da avaliação de cursos e instituições de ensino superior. São, portanto, valorizados nos processos de reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos. Portanto, serão também valorizados no processo de recredenciamento da própria UFPR.

EXPEDIENTE:

Pró-Reitora de Graduação e Educação Profissional

Julio Gomes

Coordenação de Comunicação PROGRAD

Carla Cristina Bitdinger Cobalchini

Tecnologia da informação (COSIS)

Josemar Pereira da Silva

Universidade Federal do Paraná


Praça Santos Andrade, 50 - Centro
CEP: 80020-300 | Curitiba |
compartilha@ufpr.br
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